Como construir e empreender boas relações entre Empresa X Comunidade x Poder Público?
- Iuri Almeida
- 21 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Oi, tudo joia!
Por que as médias e grandes empresas, em geral, não se preocupam antecipadamente com os impactos que vão ser gerados com suas atividades na região no qual estão e/ou serão instaladas? Objetivamente, os impactos sociais e econômicos... Necessariamente os impactos econômicos não serão positivos, eles podem ser negativos, temos muitos exemplos concretos de que determinados impactos em muitos casos se tornam um grande obstáculo/problema para as comunidades que são afetadas diretamente com as atividades empresariais.
Um exemplo clássico é a falta de mão de obra qualificada numa determinada região para atender as demandas técnicas destas empresas em diversos ramos de atividades como a área de mineração, petróleo e gás, ferrovias, construção civil, entre outras. O que fazer nesses casos? Já que a mão de obra local não será absorvida? Como garantir uma boa aplicabilidade dos "royalties"?
A grande sacada inicialmente é identificar as condicionantes impostas as empresas pelos órgãos reguladores destas atividades, que geram impactos ambientais, econômicos e sociais. Estas condicionantes são importantes para que a população da região do entorno ganhe um "fôlego", pois a empresa é obrigada/determinada por lei a investir em áreas como educação, treinamento profissional e ações ambientais conforme o grau de impacto que seja gerado por ela.
Por vez, articular-se com as empresas e o Poder Público Local é a principal forma para que essas condicionantes além de serem cumpridas, possam trazer reais benefícios para a população local. Acompanhar toda a instalação da empresa e suas atividades, é essencial para uma boa relação entre as EMPRESAS X COMUNIDADES X PODER PÚBLICO. Toda essa engrenagem deve funcionar em harmonia, com transparência e legitimidade.
As Associações Comunitárias e os Líderes Comunitários são essenciais em todo esse processo, através deles é que será possível interferir positivamente a favor da população local.
Funciona!
Até o próximo post!
Commentaires